As vantagens trazidas para o pequeno empresário são enormes. Ele poderá gerenciar melhor o estoque do produto, diminuir custos e aumentar a produtividade, além de facilitar a integração entre mercadoria, distribuidor e ponto de venda.

Se você quer trazer mais inteligência para o seu negócio com a aplicação do código de barras na embalagem flexível do seu produto, este artigo irá mostrar como obter e utilizar o código de barras de forma adequada.

Um breve histórico do código de barras em embalagens

No passado havia um imenso problema com filas gigantes nos caixas dos supermercados e faltava controle do estoque de mercadorias. Os funcionários tinham que verificar o item manualmente e os gestores para tomar as decisões tinham que aguardar os dados.

Nos anos 70, um grupo de executivos do setor varejista pediu uma solução a algumas empresas (entre elas a IBM). Foi então que criaram uma representação numérica que pudesse ser escaneada para padronizar a identificação de produtos e aumentar a velocidade na fila dos caixas e facilitar a gestão.

No Brasil o código de barras só entrou em vigor em 1984.

Para que serve o código de barras nas embalagens flexíveis?

Nas embalagens flexíveis os números com um fundo branco e barras pretas são os códigos de barras, também conhecido como UPC (Universal Product Code ou Código Universal do Produto) e EAN (European Article Numbering).

Todo produto conta com um código de barras. Se você vende um pacote de café com 500g e outro pacote da mesma marca com 200g, ambos precisam de um código de barras único. Portanto, cada sabor, cor ou variação diferente do produto precisa de um número de código de barras na embalagem.

O código de barras permite padronizar a identificação do produto, levando melhoria para a cadeia de suprimento, colaborando, assim, para o processo de automação comercial, desde a matéria-prima até o consumidor final.

Dois tipos de código de barras mais utilizados em embalagens flexíveis

Se você quer aplicar o código de barras na embalagem flexível do seu produto, você deve conhecer os código de barras mais comuns do Brasil e para que cada um deles serve, abaixo veja alguns exemplos.

Código de Barras EAN13

Esse é o código de barras mais utilizado nas embalagens pelos produtos de varejo do Brasil e, portanto, o mais comum entre pequenas e médias empresas. Ele contém dados de identificação do país de origem, como na figura 789, nome da empresa fabricante, identificação do produto e um dígito verificador.

Vantagens do EAN-13

  • O mais utilizado no mercado.
  • Suporte de dados rápido e eficiente para escaneamento em alto
    volume como caixa de supermercado.
  • Capacidade de leitura ótica em todas as direções.

Código de Barras UPCA

Hoje em dia a maioria das lojas físicas ou virtuais ao redor do mundo aceita o código UPC assim como o EAN-13. São mais utilizados no Canadá e EUA, no Brasil a maioria das lojas aceitam ambos os códigos.

No código de barras UPC-A, o primeiro número representa o tipo de produto. Os cinco dígitos seguintes são o código de fabricante e os 5 dígitos logo após para identificar o produto específico, o último dígito é o de verificação.

Vantagens do UPC-A

  • Ótima capacidade de leitura ótica
  • Mais aceito juntamente com o EAN-13
  • Suporte eficiente para grande volume de dados

Como obter o código de barras?

Primeiro passo é determinar qual o tipo de código de barras você quer aplicar na embalagem do seu produto.

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, tem como propósito implementar e certificar padrões de identificação de produtos. Algumas vezes, os custos podem ficar um pouco caros para pequenos empreendedores, pois deve-se pagar uma taxa anual recorrente ao uso do código de barras.

Você poderá consultar o valor das taxas diretamente com a GS1 Brasil, caso queira comprar com ela. Aqui está o site da GS1

Existem alternativas para compra de código de barras

Você poderá encontrar um revendedor na internet. Só aceite código de barras que forem adquiridos junto à GS1 ou códigos de barras EAN autênticos. Isso garante que o código é único no mundo.

Consigo gerar meu próprio código de barras aleatoriamente ou devo pagar para adquiri-los?

Sim, você deve comprar o código de barras para garantir que ele será único e que pertence só a você. Muitos empreendedores geram códigos aleatoriamente, podendo prejudicá-los no futuro. Portanto, compre seus códigos e fique mais tranquilo.

Questões legais dos códigos de barras

Não há obrigatoriedade de registro dos códigos de barras junto à GS1. Isso significa que eles não precisam seguir os padrões da GS1. O governo brasileiro limita a compra do código de barras à GS1 que é sem fins lucrativos.

Se olharmos o Decreto nº 90.595, o Brasil adotou o padrão Internacional EAN como sendo o correto. Mas em nenhum momento dizem que eles devem adotar o mesmo padrão.

Se ainda não ficou claro, a resposta está no site da GS1.

Conclusão

Os códigos de barras não são tão complicados como parece, basta uma pesquisa na Web e entender o funcionamento de todas as variantes que ele possui.

Você poderá contar com a Gravapac Embalagens empresa que fornece serviços gráficos para embalagens flexíveis em bobinas utilizadas em máquinas empacotadoras automáticas.

Nosso compromisso é estabelecer uma relação de parceria com os clientes e fornecedores, desde a orientação adequada para o desenvolvimento da embalagem flexível até a entrega do produto.

Fale com a Gravapac para conhecer a melhor solução em embalagens e impressão em flexografia. Ligue para (11) 4777-0381.

Orientamos todo o processo de fabricação da sua embalagem flexível.

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